Arquivo - 2013

MATEMÁTICA

APRESENTAÇÃO 

        A Matemática têm como finalidade fornecer elementos para ampliar o ensino  dessa área do conhecimento, socializar informações e resultados de problemas que deverão ser solucionados.
               Visam à construção de um referencial que oriente a prática escolar de forma a contribuir para que toda criança e jovem brasileiros tenham acesso a um conhecimento matemático que lhes possibilite de fato sua inserção, como cidadãos, no mundo do trabalho, das relações sociais e culturais. Quanto aos conteúdos, apresentam um aspecto inovador ao explorá-los não apenas na dimensão de conceitos, mas também na dimensão de procedimentos e de atitudes com ludicidade no ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS 

·      Ampliar atividades lúdicas que todos os educandos participem do ambiente escolar com anseio e prazer para melhorar o seu conhecimento e aprimorar o desenvolvimento da aprendizagem.
·      Desenvolver a aprendizagem do macro campo por meio de jogos de operações matemáticas,
·      Confeccionar de forma segura, jogos educativos.
·      Oferecer toda e qualquer atividade lúdica para que os educandos possam desenvolver e aperfeiçoem seu conhecimento de Matemática do seu dia a dia escolar e como cidadão.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 

·         Jogos Educativos.
·         Produção jogos, dominós, bingos e material dourado.
·         Atividades com jogos diferenciados para aprimorar a aprendizagem e o conhecimento.
·         Atividades educativas (Loto Aritmético, dominó de adições).

·         Calcular, medir e utilizar o raciocino lógico nos jogos, tanto confeccionados como nos da Instituição.


Atividades realizadas:











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LETRAMENTO

APRESENTAÇÃO

            O termo letramento originou-se do vocábulo literacy, palavra de origem inglesa que, segundo Magda Soares, foi adaptada ao português por meio de uma tradução diretamente do termo originário, denotando “o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita” (SOARES, 2004, p.18).
            O conceito de letramento surgiu devido à necessidade de uma palavra que apoiasse as práticas de leitura e escrita, de acordo com o contexto social em que vivia o cidadão. Ainda segundo Magda Soares:

O surgimento do termo literacy (cujo significado é o mesmo que alfabetismo), nessa época, representou, certamente, uma mudança histórica nas práticas sociais: novas demandas sociais pelo uso da leitura e da escrita exigiram uma nova palavra para designá-las. Ou seja: uma nova realidade social trouxe a necessidade de uma nova palavra (SOARES, 2003, p.29).

Um dos pressupostos do letramento é a questão da leitura de mundo, proposta, pioneiramente, pelo educador Paulo Freire, para quem ela seria essencial na vida escolar do educando, o que o conecta terminantemente ao conceito de letramento, já que, em sua teoria, Paulo Freire defendeu a alfabetização como meio de conscientização e de assimilação social da leitura e da escrita.
Portanto o Letramento é trabalhado de forma lúdica de distintas formas para que o educando aprenda com mais facilidade, pois, a ludicidade deve ser os maiores aliados da educação. Unidos com as atividades de dentro da sala de aula os educandos desenvolvem de maneira integral e saudável, pois a Escola que desenvolve a ludicidade unida com a teoria se torna uma combinação digna e sadia para os educandos.

OBJETIVOS 

·     Desenvolver atividades lúdicas que todos os educandos participem do ambiente escolar com anseio e prazer para melhorar o seu conhecimento e aprimorar o desenvolvimento da aprendizagem.
·     Expandir as categorias de letramento através de confecção de materiais, produções de texto de forma lúdica.
·     Buscar de forma lúdica a criatividade para produção de textos o conhecimento das palavras para formação de textos.
·     Oferecer toda e qualquer atividade lúdica para que o educando possa desenvolver a leitura e a escrita.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

·         Jogos de formação de frases.
·         Produção de textos.
·         Atividades com objetos para produção de texto.
·         Jogo da memória.
·         Brincadeiras para a formação das primeiras sílabas.
·         Atividades Escolares.



Atividades realizadas:












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SOFTWARE EDUCACIONAL

APRESENTAÇÃO

         O software educacional pode ser considerado programas educacionais a partir do momento que projetados por meio de uma metodologia que os contextualizem no processo ensino-aprendizagem. O software educacional detalhadamente pensado deve mediar a aprendizagem e proporcionar contribuição para o educando de forma adequada ou adaptada a situações específicas de aprendizagem. Quando utilizado os recursos de informática para os conhecimentos básicos em processos de desenvolvimento intelectual, cultural e educativo o educando adquire conhecimentos tanto no espaço escolar como na sociedade, colaborando para o desenvolvimento de sua comunicação mundial e tecnológica. 

OBJETIVOS

·    Desenvolver atividades lúdicas que todos os educandos participem do ambiente escolar com anseio e prazer         para melhorar o seu conhecimento e aprimorar o desenvolvimento da aprendizagem.
·   Desenvolver a aprendizagem do macro campo por meio de produção de textos, salvamento dos arquivos, formatarem seus textos contendo imagens, fontes diferentes, utilizar cores nos textos.
·     Acessar a internet de forma segura, jogos educativos e sites educativos .
·   Oferecer toda e qualquer atividade lúdica para que os educandos possam desenvolver e aperfeiçoem seu conhecimento de Software Educacional do seu dia a dia escolar e como cidadão.

ATIVIDADES 

·         Jogos Educativos.
·         Produção de Textos.
·         Atividades com textos para formatá-los e adicionar cores, imagens e fontes diferenciadas
·         Atividades educativas (Elaboração de histórias).

·         Criatividade na elaboração de paisagens.


Atividades realizadas:














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DANÇA

APRESENTAÇÃO

          A dança é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoamos a coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável. Ela se expressa em corpos perfeitos, elegantes, seguros, mentes desinibidas, arrojadas e criativas. Dançar causa uma sensação de alívio, de bem estar, de alegria, no entanto é complexo conseguir através de palavras explicarem como a expressão corporal pode trazer tantos benefícios.
            Cada passo, cada movimento, transporta sensações, estado de espírito e pode determinar a facilidade com que certos obstáculos podem ser transpostos. Os benefícios da dança são inúmeros, dentre eles: correção de problemas posturais, joelhos para dentro, pés chatos, desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, ajuda a garantir a independência funcional do individuo através da manutenção da sua força muscular, principalmente de sustentação de equilíbrio, potencia aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida. Se tratando de crianças, essas correções são de extrema importância, pois elas se desenvolverão física e psicologicamente aprendendo tudo isso. 

OBJETIVOS:

            Estimular o interesse do aluno na dança, desvinculando a imagem proposta pelos veículos de comunicação, e apresentação pura da arte dança. Através de exercícios que trabalhem a coordenação motora, lateralidade e ritmo; criando sequencias coreográficas, que se tornarão futuramente apresentações.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- Aquecimento;
- Giros, saltos e rolamentos;
- Sequencias rítmicas;
- Coreografia.

Atividades realizadas:














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TEATRO

APRESENTAÇÃO:

      O teatro na escola tem importância fundamental na educação, permite ao aluno evoluir em vários níveis: socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre outros.
    A criança sendo estimulada nesta situação, irá começar a inventar personagens, desenvolvendo e aprimorando o diálogo com eles. Essa criação livre e natural pode levar à diálogos proporcionados por histórias lidas e ouvidas, textos prontos para este tipo de teatro.
     Este tipo de teatro pode ainda revelar ao professor, aspectos do desenvolvimento da criança que não são observados durante os trabalhos escolares tradicionais. Com isso, o professor poderá direcionar atividades educativas e recreativas de acordo com a capacidade da criança. Assim, o teatro de bonecos significa para a criança um jogo e para o professor, uma técnica didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem.

 OBJETIVOS:
  
      O teatro traz benefícios para o desenvolvimento pessoal, utilizando para isso, ferramentas como o estímulo a criatividade, confiança, raciocínio, convívio e relacionamento em sociedade e memorização. Todas essas ferramentas aliadas ao objetivo principal, que é a apresentação em público.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- Leitura de contos;
- Encenação;
- Esquetes teatrais;
- Fantoches, dedoches,
- Teatro Musical.

Atividades realizadas:








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RECREAÇÃO E LAZER

APRESENTAÇÃO

  Sabemos que a prática de esportes e lazer são instrumentos educacionais que proporcionam o desenvolvimento tanto individual quanto social da criança. É uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais tão importantes para a formação do aluno.

      A recreação e o lazer são ramificações da Educação Física Escolar, porém devem ser bem trabalhados com os alunos, pois são muito amplos e quando proporcionado pela escola em horário oposto às aulas o indivíduo passa a se dedicar mais do que apenas durante o horário de aula. O esporte tem a magia de integrar o aluno independente da classe social, raça ou religião. O esporte e o lazer devem ser os maiores aliado da educação. Juntos promovem o desenvolvimento integral de forma harmoniosa e sadia despertando para a cidadania e assim formando pessoas de bem. Escola e esporte é a combinação perfeita para uma sociedade mais justa.
   
 OBJETIVOS


      O aluno que estuda num período e que pratica atividade física no outro, dentro da própria escola, se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas ocupando o seu tempo aprendendo o que não deve. Através da prática esportiva promovemos a socialização, a rotina, o cumprimento de regras, o respeito, a persistência, o saber competir, o aguardar a sua vez, o romper limites, o saber ganhar, o saber perder que juntamente com o lazer ensinam tudo isso de forma prazerosa, além de trabalhar todas as habilidades motoras essências para a faixa etária dos alunos. O esporte sozinho não consegue formar integralmente o indivíduo daí a necessidade da parceria com a educação. Havendo esta parceria será desenvolvido em suas competências cognitivas, sociais, pessoais e produtivas.  As atividades recreativas e esportivas na escola desenvolvem a criatividade de cada aluno como um todo.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

·         Jogos pré-desportivos
·         Brinquedos cantados
·         Cantigas de roda
·         Dança
·         Recreação
·         Ginástica Escolar, dentre outros


Atividades realizadas:





































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